Na tarde desta quarta-feira, 17, a Praça Brasil, em Cornélio Procópio, foi o cenário do lançamento da Operação Sinergia III. Esta ação integra a Missão Paraná, coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP), e desempenha um papel fundamental no fortalecimento da segurança pública na região Norte do estado, ampliando a presença policial e promovendo a integração entre as forças de segurança para prevenir crimes e garantir a tranquilidade da população.
O evento contou com a presença do secretário de Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira; do comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva; do subcomandante-geral, coronel Paulo Henrique Semmer; e do prefeito de Cornélio Procópio, Raphael Sampaio, além de diversas autoridades militares e civis.
A Operação Sinergia III reúne, de forma coordenada, todas as forças de segurança estaduais — Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros, além de parceiros locais. As ações incluem patrulhamento ostensivo, investigações, fiscalização e operações de inteligência, abrangendo 63 municípios do Norte do Paraná e gerando reflexos positivos em todo o estado.
“Queremos agradecer ao governador Ratinho Jr., ao secretário Hudson e ao alto comando das polícias pela realização da Operação Sinergia em nossa cidade. O comandante Hudson tem sido um grande parceiro e guardião de nossa comunidade. Além das ações das polícias, ele nos tem atendido sempre que solicitamos. Um exemplo foi o Carnaval, que transcorreu em clima de tranquilidade, graças ao grande efetivo que ele enviou a Cornélio a nosso pedido. Na terça-feira estive em Curitiba, onde recebemos do governador Ratinho mais armamentos e veículos para nossa cidade”, declarou o prefeito Raphael Sampaio.
Mulher Segura
Na parte da tarde, a Prefeitura, em parceria com a SESP, realizou um seminário sobre o Programa Mulher Segura e a Prevenção ao Uso de Drogas. As palestras foram conduzidas pelo coronel Dalton Gean Perovano, coordenador do Programa Mulher Segura, e pelo delegado Renato Bastos Figueiros, chefe do Centro Estadual de Políticas sobre Drogas.
De acordo com o prefeito Raphael Sampaio, esses temas são de extrema importância. “Estamos discutindo formas de minimizar esses problemas, principalmente ao lado da Polícia Militar, que já realizou algumas operações que aumentaram a sensação de segurança na cidade. Isso traz tranquilidade para a população.”
A secretária da Mulher, Luciene Ribeiro, destacou que esta é a primeira vez que a secretaria possui uma sede própria. Na sede da Secretaria da Mulher, há uma sala especializada para atendimento a vítimas de violência doméstica. Neste ano, a Prefeitura também lançou o programa Aluguel Solidário, que auxilia mulheres em situação de vulnerabilidade com um valor destinado ao pagamento do aluguel, permitindo que deixem ambientes de violência.
O evento contou com a presença da Polícia Civil, Polícia Militar, Patrulha Maria da Penha, Polícia Científica, Comando do 3º Colégio Militar, alunos do ensino médio e universitários.
Além do seminário, a Missão Paraná II promoveu exposições ao público na Praça Brasil, permitindo que os visitantes conhecessem de perto o trabalho desenvolvido pelas forças de segurança do estado, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.
À noite, a SESP apresentou uma palestra sobre as ações do Estado em Segurança Pública, juntamente com o secretário Hudson Leôncio Teixeira. O encontro, realizado na sede da OAB, contou com a presença de autoridades políticas locais e estaduais, proporcionando um momento de debate, análise e planejamento das ações executadas pela Secretaria no município.
Diversas autoridades estiveram presentes, incluindo o prefeito Raphael Dias Sampaio, o vice-prefeito Hermes Rodrigues da Fonseca Filho, e o comandante do 18º BPM, coronel Helder de Lima Dantas Junior. Também participaram a secretária da Mulher, Criança, Juventude e Idoso, Luciene Cristina Ribeiro Quintino; a delegada da Mulher de Cornélio Procópio, Thaís Orlandini Pereira; e a presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB, Carla Martins dos Santos Augusto, entre outras lideranças.
As ações realizadas em Cornélio Procópio fazem parte da Missão Paraná II, uma operação integrada da SESP que foca no combate à criminalidade e no fortalecimento da segurança pública em toda a região Norte do estado.