Na tarde desta sexta-feira (12), a Prefeitura de Cornélio Procópio realizou, no Ginásio de Esportes João Batista Paiva Gatti (Gatinho), a cerimônia oficial de abertura da 17ª Olímpiada Infantil do município.
O evento contou com a participação de alunos, professores, diretoras de escolas, autoridades municipais e das 17 delegações que vão participar das competições. São mais de 1.800 atletas de 15 escolas municipais e 2 particulares.
Presente no evento, o prefeito Raphael Sampaio desejou que as crianças aproveitem esse momento e se divirtam. “Que, daqui, surjam grandes atletas. Hoje, nossa região já tem talentos que começaram pequenos, nas escolas, nos jogos, e cresceram até alcançar grandes conquistas”.
Após a cerimônia, foram realizadas apresentações de danças das escolas municipais Eunice Gatti Gomes, Acyr Ivo Carazzai, e Escola Rui Barbosa, além da equipe da Apagin.
A Pira Olímpica foi acesa pelo aluno Vitor Henrique de Paula, da escola Vitorino Gomes Henriques, e o juramento dos atletas foi feito pelo estudante Lucas Eduardo Silva da Mata, da escola Angelo Mazarotto.
Em suas palavras, a secretária de Educação, Marisa Conti, desejou que esse seja um período em que os atletas possam se divertir de maneira justa, respeitando os colegas, sabendo ganhar e também aceitar a derrota com humildade, valorizando sempre o adversário, que é também um amigo. “Quero dizer que todos os alunos já são campeões simplesmente por estarem aqui participando”, declarou.
As categorias da Olímpiada Infantil são diversas, sendo elas atletismo, cabo de guerra, futsal, queimada e xadrez. Os jogos seguem até dia 3 de outubro e contam com crianças de 6 a 12 anos.
Para o presidente da Fundação de Esportes de Cornélio Procópio, Eurico Pedroso, o esporte aliado à educação é uma receita perfeita para transformar a sociedade, formando melhores cidadãos. “Além de desenvolver a parte física, o esporte também contribui para a convivência e o respeito. Hoje, vendo todas essas crianças participando, temos a certeza de que estamos no caminho certo”.