Â
Â
A partir desta quinta-feira (26/6), a equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) dará inÃcio a um projeto piloto em escolas do municÃpio, começando pelo Colégio CÃvico Militar. A iniciativa contará com apresentações, distribuição de cartilhas e orientações sobre como agir diante de uma emergência e solicitar o apoio do SAMU.
Nesta segunda-feira (23/6), o SAMU já promoveu uma ação informativa voltada à população de Cornélio Procópio. Durante a tarde, membros da equipe, acompanhados do Samuzinho, percorreram a avenida orientando a comunidade sobre o funcionamento do serviço e como proceder em casos de emergência.
Junto com a atividade de orientação, foi distribuÃdo um folder explicativo com informações sobre quando acionar ou não o SAMU e as condutas adequadas em situações de urgência.
Essas ações buscam sanar as dúvidas da população e orientá-la para que o SAMU seja acionado de forma correta e possa, assim, prestar um serviço cada vez mais efetivo.
O que é o SAMU?
O SAMU é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veÃculos tripulados por equipe capacitada, via chamado 192 e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. Realiza os atendimentos em qualquer lugar e conta com uma equipe que reúne médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas.
O SAMU é um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que tem como objetivo chegar precocemente à vÃtima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte. São consideradas urgências as situações de natureza clÃnica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, entre outras.
Quando chamar o SAMU?
- Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;
- Intoxicação exógena e envenenamento;
- Na ocorrência de maus tratos;
- Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
- Em tentativas de suicÃdio;
- Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;
- Quando houver acidentes/traumas com vitimas;
- Afogamento e choque elétrico;
- Acidente com produtos perigosos e queimaduras graves;
- Agressões por arma de fogo ou arma branca;
- Soterramento ou desabamento;
- Crises Convulsivas;
- Transferência inter-hospitalar de doentes graves;
- Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);
- Outras situações consideradas de urgência
Quando não chamar o SAMU?
- Febre prolongada;
- Dores crônicas;
- Vômito e diarreia;
- Levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames;
- Transporte de óbito;
- Dor de dente;
- Transferência sem regulação médica prévia;
- Trocas de sondas;
- Corte com pouco sangramento;
- Entorses;
- Cólicas renais;
- Transportes inter-hospitares de pacientes de convênio;
- Todas as demais situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica.
Como proceder mediante uma situação de emergência?
Diga ao telefonista o endereço completo, indicando pontos de referência (escolas, cruzamentos, supermercados, igrejas, etc). Não desligue o telefone, pois você falará com o médico em seguida.
Diga seu nome e o que está vendo.
Responda com calma as perguntas do médico, por exemplo se a vÃtima conversa, se consegue mexer os braços e pernas, se respira, se tem pulso ou ferimentos visÃveis.
Em caso de acidente de trânsito, indique quantas vÃtimas há no local e se existe alguém preso no interior do veÃculo. Siga os conselhos do médico enquanto aguarda a chegada do socorro.
Solicite que outra pessoa sinalize quando a ambulância estiver chegando no local.
Qualquer nova informação, ligue novamente ao 192 e relate as mudanças ocorridas.