São diversas atividades como plantio de mudas nativas, recuperação de nascente, revitalização do Lago São Luiz, reabertura do Museu de História Natural e a Expedição do Conhecimento da Itaipu Binacional
De 2 a 6 de junho, a Prefeitura de Cornélio Procópio promove a Semana do Meio Ambiente, com uma programação voltada à conscientização ecológica, educação ambiental e envolvimento da comunidade. A iniciativa reúne atividades para o público em geral e ações educativas com os alunos da rede municipal de ensino.
A primeira ação aberta ao público acontece na segunda-feira (2/6), às 14h30, com a reabertura do Museu de História Natural, que retoma seu papel como espaço de memória e valorização ambiental.
Ao longo da semana, o Bosque Municipal estará aberto à visitação das 8h às 17h. A população poderá aproveitar o espaço para passeios e contato com a natureza. Ali, também estará a Expedição do Conhecimento, uma experiência interativa sobre temas ligados ao meio ambiente. O projeto é uma iniciativa da Itaipu e do Governo Federal.
Na terça-feira (4/6), a Praça Botafogo será palco de ações abertas à população, com doação de mudas. No distrito de Congonhas, a programação inclui resgate de eletrônicos, plantio e doação de mudas, além de brinquedos para o público infantil.
Na sexta-feira (6/6), haverá a entrega da 1° Fase da Revitalização do Lago São Luiz, com limpeza, interrupção do vazamento na comporta e recuperação do lago.
Entre terça e sexta-feira, a Prefeitura também realizará o recolhimento de eletrônicos em dois pontos da cidade, incentivando o descarte correto de resíduos.
Educação ambiental na rede municipal
Os alunos da rede municipal terão uma programação especial, com mentorias e visitas guiadas com biólogos em três locais: Bosque Municipal, Mata São Francisco e Viveiro Florestal do Instituto Água e Terra (IAT).
No Bosque, as visitas serão conduzidas pelo Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem (IPEVS), que atua no resgate e reabilitação de diversas espécies silvestres, como anfíbios, répteis e aves. As atividades também incluem o plantio de mudas e a recuperação de uma nascente no bairro União.
Com essa programação diversificada, a Semana do Meio Ambiente convida a população a refletir sobre sustentabilidade e a importância da preservação dos recursos naturais. A proposta é fortalecer o vínculo da cidade com o meio ambiente por meio de ações práticas, educativas e participativas.