Secretaria de Saúde

 

ABR
02
02 ABR 2025 Geral Secretaria de Saúde 180 VISUALIZAÇÕES

Cornélio Procópio registra queda significativa nos casos de dengue no primeiro trimestre do ano


Volume: 100%

De 1.368 casos, no primeiro trimestre de 2024, caímos para 52 casos no primeiro trimestre deste ano

                     

            

 

Cornélio Procópio confirmou uma redução no número de casos de dengue no primeiro trimestre de 2025. De 1.368 casos, registrados em 2024, caiu para 52 casos neste ano. São 1.318 casos a menos. Tmbém não houve confirmação de casos de Chikungunya ou Zika. Segundo Tânia Elizabeth Castilho Langer, diretora da Vigilância Sanitária, a Secretaria Municipal de Saúde implementou uma série de ações para combater o Aedes aegypti, resultando nessa queda.

Entre as iniciativas, o município adotou a técnica BRI-Aedes, recomendada pela OMS – Organização Mundial da Saúde, que envolve a aplicação de inseticidas com poder residual em locais como escolas, universidades e creches. Em casos de suspeita de dengue em um bairro, são realizados bloqueios de quarteirões para eliminar o mosquito.

A Prefeitura também intensificou a limpeza de áreas públicas. Várias equipes estão, desde o começo do ano, trabalhando na roçagem e limpeza de terrenos. A Rumo Logística está realizando serviços de manutenção e limpeza às margens da malha férrea. A ação, solicitada pelo prefeito Raphael Sampaio, visa garantir a conservação da área, contribuindo para a limpeza e o combate à dengue.

Outra medida adotada foi a aplicação de multas a proprietários que não mantêm terrenos limpos, o que pode favorecer o surgimento de focos de criadouros. Essa ação está gerando resultados positivos, com a limpeza de terrenos em toda a cidade.

Além dessas ações, uma campanha educativa está em andamento, com orientações à população por meio de diversos canais de comunicação e atividades em escolas, universidades e eventos, como o Carnaval. Parcerias com entidades como o SESC, COPEL e SANEPAR estão promovendo mobilizações e informando sobre a doença nas contas de serviço.

“A dengue é um problema de todos. A Prefeitura vem trabalhando arduamente para combater o mosquito. É fundamental que a população também faça a sua parte, seguindo as orientações da Vigilância Sanitária, como evitar água acumulada em vasos e potes e manter quintais e terrenos limpos”, declarou o prefeito Raphael Sampaio.

Tânia Langer alerta que, apesar da queda nos casos e dos esforços da Prefeitura, a população não deve descuidar. “Estamos em um momento delicado, com municípios vizinhos enfrentando epidemias. Devido à movimentação intensa, especialmente em universidades, os cuidados foram intensificados. Cada um deve fazer a sua parte, pois os riscos não estão descartados.”

Parceria com a UEL

Na semana passada, o prefeito Raphael Sampaio se reuniu com pesquisadores da UEL – Universidade Estadual de Londrina para discutir uma parceria que visa implantar um programa de vigilância e controle do mosquito na cidade. Atualmente, a UEL utiliza armadilhas para capturar ovos do Aedes aegypti, ajudando a identificar áreas de risco onde há maior concentração de mosquitos. Com base nas informações obtidas, os agentes de Combate a Endemias podem atuar de forma mais eficaz, além de eliminar criadouros com a disseminação de larvicidas.

“Iniciamos tratativas com os responsáveis pelo projeto Vigilância e Controle Biológico de Mosquitos, coordenado pelo professor João Zequi, para aumentar a eficiência no combate ao mosquito causador da dengue. Temos uma equipe atuante na cidade, ligada à Secretaria Municipal de Saúde, e esse intercâmbio é fundamental para melhorar nosso trabalho e eliminar a doença”, completou o prefeito Raphael.